Soluções Metrô-Ferroviárias


As cenas do Metrô e da CPTM superlotado em São Paulo chamam a atenção da imprensa estrangeira. A Agência de notícias Reuters distribuiu uma série de imagens dos trens lotados no horário de pico, destacando que a maior cidade brasileira enfrenta “alguns dos piores engarrafamentos do mundo”.
A agência diz que, na cidade com 20 milhões de habitantes, muitos passageiros gastam até três horas para percorrer distâncias de aproximadamente 14 quilômetros na área mais rica e principal centro financeiro do País.
O trânsito da cidade de São Paulo é um dos piores do mundo, comparável ao de Bangcoc (Tailândia), Pequim e Xangai (China), Cairo (Egito), Calcutá e Chennai (Índia) e Jacarta (Indonésia). 

São Paulo tem 5 milhões de veículos só na capital. Nas horas de rush, os congestionamentos atingem, em média, 120 quilômetros. Na ida para o trabalho, na volta para casa, sempre o mesmo obstáculo: trânsito congestionado. São longas filas que paralisam a vida de todos. O trânsito de São Paulo virou um drama que estressa, que angustia, que assusta e que mata.


Alternativas, não soluções. Os especialistas trabalham com afinco, mas não conseguem vencer o desafio. O sistema viário já está saturado, tem mais carros do que as vias comportam na circulação do dia-a-dia. O sistema viário cresceu 30% nos últimos 15 anos, enquanto a frota cresceu 270.


A CET-SP se desdobra para minimizar os congestionamentos. Com monitores, guardas de trânsito e fiscais, a companhia tenta cobrir os 17 mil quilômetros de vias da cidade. Mas o esforço não é suficiente para resolver o problema.


Uma das soluções para acabar com este transtorno seria mais investimento nos transportes ferroviários e metroviários. Trem na Capital Paulista ligando pontos estratégicos a outros ramais, ligações diretas para os aeroportos e rodoviárias, novas linhas elaboradas com mais trens e eficiência de atendimento nos horários de pico, para fazer os Paulistanos utilizar mais o metro e trem e deixar o carro em casa. E claro ligações entre a capital com o interior e litoral Paulista. 


Com mais linhas da CPTM e 
Metrô ou das novas companhias e construção das linhas de trens regionais, os problemas seria resolvidos por fim e São Paulo teria um transporte de qualidade e eficiência e menos veículos rodando nas rodovias e na capital paulista durante a semana.

Vejam só no meu estudo por exemplo como poderia ser a rede ferroviária e metroviária de São Paulo tendo como referencia as linhas ja existente: 


Linha 1 Azul: 

Cantareira - Jabaquara

Linha 2 Verde: 

Imperatriz Leopoldina - Itapegica


Linha 3 Vermelha: 

Domingos de Moraes - Vila Corberi 

Linha 4 Amarela: 

Vila Gustavo - Taboão da Serra

Linha 5 Lilás: 

Jardim Ângela - Chácara Klabin 

Linha 6 Laranja: 

Brasilândia - Vila Carmosina

Linha 7 Rubi: 

Central Bom Retiro - Francisco Morato / Extensão até Parque Centenário

Linha 8 Diamante: 

Central Bom Retiro - Itapevi / Extensão até São João Novo

Linha 9 Esmeralda: 

Central Bom Retiro - Varginha / Extensão até Cachoeira do Jamil

Linha 10 Turquesa: 

Central Bom Retiro - Rio Grande da Serra / Extensão até Biritiba-Ussu

Linha 11 Coral: 

Central Bom Retiro - Mogi-Bertioga / Extensão até Salesópolis

Linha 12 Safira: 

Central Bom Retiro - Mogi das Cruzes / Extensão até Guararema


Linha 13 Jade: 

Chácara Klabin - Arujá


Linha 14 Ônix: 

Jabaquara - Bonsucesso


Linha 15 Prata: 

Dom Pedro I - Hospital Cidade Tiradentes

Llinha 16 Oliva: 

Mogi-Dutra - Itapecerica da Serra / Ramal Taboão da Serra - Embu das Artes


Linha 17 Ouro: 

Adhemar de Barros - Jabaquara / Ramal Jardim Aeroporto - São Lucas

Linha 18 Bronze: 

Tamanduateí - Alvarengas / Ramal Baeta Neves - ABCD-Santo André

Linha 19 Celeste: 

Aeroporto Guarulhos - Aeroporto Congonhas / Ramal Pari - Vila Varela

Linha 20 Rosa: 

Inajar de Souza - Prefeito Celso Daniel

Linha 21 Marrom: 

Jardim Peri - Cidade Dutra


Linha 22 Bordo: 

Central Bom Retiro - Cotia / Extensão até Mailasqui

Linha 23 Tanzanita: 

Ribeiro de Barros - Jaçanã


Linha 24 Creme:

Brasilândia - Diadema

Linha 25 Granada

Jundiaí - Mauá


Linha 26 Hematita: 

Mairiporã - Pinheiros


Linha 27 Topázio

Itaim Mirim - Dom Bosco


Linha 28 Ametista: 

Cidade Tiradentes - Recanto Pereira


Linha 29 Turmalina: 

Juquitiba - Santa Isabel


Linha 30 Ágata:

IC Barretos - Caraguatatuba

ICE Americana - Valongo-Santos
 
Linha 31 Jaspe:

IC Ponta Grossa/PR - Cruueiro

ICE Sorocaba - São José dos Campos

Linha 32 Azurita:

Cercanias 32a Colina Nova Boituva - São João Novo

Cercanias 32b Araçoiba da Serra - Itu

Cercanias 32c Jardim Serrano - Pôrto Feliz 

Linha 33 Âmbar:

Cercanias 33a Aeroporto Viracopos - Parque Centenário

Cercanias 33b Americana - Sousas

Cercanias 33c Piracicaba - Pirapora do Bom Jesus
Linha 34 Pérola:

Cercanias 34a Pinhalzinho - Mairiporã 

Cercanias 34b Valinhos - Nazaré Paulista

Cercanias 34c Vila Azenha-Nova Odessa - Joanópolis

Linha 35 Cianita

IC Três Lagoas/MS - Poços de Caldas/MG / Ramal Três Lagoas/MS - Pouso Alegre/MG

Linha 36 Amazonita: 

IC Franca - Apiaí / Ramal Franca - Cananéia

ICE Franca - Cananéia

Linha 37 Quartzo: 

IC Londrina/PR - Aparecida / Ramal Ourinhos - Ubatuba

Linha 38 Galena:

IC Santa Fé do Sul - Caraguatatuba

Linha 39 Mangano:

IC Passos/MG - Peruíbe 

Linha 40 Obsidiana:

ICE Presidente Prudente - Campos do Jordão

Linha 41 Larimar:

IC Marujá - Paraty/RJ 

Linha 42 Crisoprásio:

IC Presidente Epitácio - Cunha / Ramal Panorama - Cunha


Observação

Cercanias seria um trem regional de curta distância com ramais.

IC "Interubano ou Inter Cidades" seria um trem regional de longa distância capacitado para percorrer uma distancia de aproximadamente 160 a 200 km/h.

ICE "Interubano ou Inter Cidades Expresso" seria um trem regional de longa distância expresso capacitado para percorrer uma distancia de aproximadamente 200 a 300 km/h.

Outra Observação:

Estes traçados com itinerários das linhas não tem ligações alguma com a secretaria de transporte do Estado de São Paulo, embora eu já tenha enviado projetos de vários traçados de linhas que poderia ser implantado na rede metropolitana do Estado de São Paulo. Muitas passaram para avaliações para ser usado no futuro da rede metropolitana.
Certamente seria um projeto ambicioso e altamente caro para ser implantado, e levaria logos anos devido a maneira que se implanta alguma malha ferroviária ou metroviária em São Paulo, obvio que ate 2060 possa não haver nem 31 das linhas na rede metropolitana, mas no futuro da rede metropolitana haverá 42 ou mais linhas do Metro, Trem, VLT, Monotrilho através das PPP.

Transporte de qualidade é direito de todos cidadão, cobrem de seus Governantes da cidade e do estado.

Obrigado pela visita no blog.

por M. Sioux





Linha 1 Azul

Cantareira Tremembé   (acesso á Linha 28-Ametista) Tucuruvi   Parada Inglesa  (acesso á Linha 23-Tanzanita) Jardim S...

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